Luz

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Di Art Blogger

O psicólogo aconselhou-me um Blog e perdeu uma paciente.

Di Art Blogger

O psicólogo aconselhou-me um Blog e perdeu uma paciente.

Preconceito é Feio! ( Conto )

11406473_10200466087052442_1678318294654309435_n.j

 

Tinha por volta de uns 14 ou 15 anos quando a conheci, ela já teria uns 17. Já a conhecia antes de a conhecer, falaram-me dela. Não foi coisa boa.

 

Falaram-me dela mas ninguém me disse que era magra, alta, que tinha um corte de cabelo arrojado, uma presença forte e que vestia roupa in vogue, que era divertida e social, que todos lhe falavam. Ela é que não falava com todos - feitiozinho que tem até hoje.

Fixei na forma como caminhava confiante, de cabeça erguida a olhar o horizonte, bem equilibrada em cima dos seus botins pretos bicudos de tacão agulha. Não era uma miúda normal de 17 anos realmente, mas a mim fascinou-me.

Ignorei o que todos me disseram, porque sou boa no que toca a quebrar preconceitos, e quando nem sei, já estávamos de conversa. Ela não me deu muita bola e eu não fiquei nem aí para isso.

Cuidado com as companhias. Ouvia.

Os dias foram passando e fomo-nos tornando amigas, com o passar dos anos ensinamos e aprendemos juntas a amizade. Vivemo-la de forma prazerosa, fomos abençoadas por ela, lutamos por ela.

Hoje, já se passaram uns 17 anos e aos conselheiros de outros tempos, que nada sabiam sobre a minha amiga, citaria " Abencoado quem se abstém de falar, nos poupando da evidencia de que não tem nada a dizer" ( George Eliot). 

Que bom que quis ver para crer, que não fui preconceituosa e que dei a oprtunidade que todos merecemos. A vida compensou-me com uma Amiga.

 

Hoje tenho saudades dela.

Ela emigrou, como muitos Portugueses, não em busca de dinheiro mas em busca de dignidade.

Deixou o filho cá, com o pai, o ex-marido - perdoem-me o comentário mas é uma "Mulher de Tomates" esta minha amiga -  foi para dar algo mais do que Amor ao filho, porque maior prova de Amor do que a de conseguir ir, ela não podia dar. 

" ele fica bem, está com o pai " - conforma-se - trata o ex-marido como Amigo - que gaja do caraças.

Devem lá saber os preconceituosos o que isto é! Engolir as emoçoes, respirar fundo e caminhar em frente de cabeça erguida, equilibrada sobre tacões agulha.

 

Di - A Amiga